top of page

COMO O COACHING FINANCEIRO PODE LHE AJUDAR

Por EDSON LIMA

A Educação Financeira tem recebido bastante destaque no Brasil desde a última década, se tornando um dos temas mais procurados para treinamentos comportamentais, deixando de ser exclusivamente um tema técnico, e ganhando força nas editoras como tema comportamental. Isso não ficou despercebido no universo Coaching, cuja modalidade que atua na área financeira é o Coaching Financeiro.


O principal objetivo do Coaching Financeiro é criar novos comportamentos para lidar com gastos e investimentos na criação da chamada "cultura de poupança", ou "cultura de prosperidade". Enquanto a Consultoria Financeira diagnostica a situação das finanças pessoais ou de um negócio, apontando as possíveis soluções para o problema, o Coaching Financeiro trabalha o autoconhecimento do coachee, buscando descobrir suas dificuldades e habilidades com as finanças, estimulando a tomada de decisão, a motivação e o ajuste de comportamento para atingir seus objetivos.


Estudos recentes indicam que a forma como lidamos com o dinheiro está diretamente relacionada com a forma como vemos o dinheiro em nossa mente. Uma cultura de educação financeira tem duas regras básicas:

- Disciplina diária de gastos

- Planejamento constante, a curto e longo prazo Criar novos hábitos de consumo e de economia exige uma grande mudança comportamental. A seguir, veja dois fatores que ajudarão mudar sua maneira de lidar com o dinheiro. São alguns recortes da formação em Coaching Financeiro que fiz na Brascoaching.


1. DEFINA SEU OBJETIVO


Uma vida financeira equilibrada começa com objetivos bem claros e definidos. Mas, de fundamental importância é dar atenção aos significados que desenvolvemos na vida. Crenças e valores são formados desde a infância e se incorporam ao nosso comportamento e atitude. O problema, é que a maioria de nós não recebeu educação financeira na infância.


No livro Mindset – A Psicologia do Sucesso, a autora Carol S. Dweck revelou de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. Dweck destaca dois modelos mentais: o mindset fixo e o mindset de crescimento. Estes definem se a pessoa será otimista ou pessimista, bem-sucedido ou não. Vou dar um exemplo usando três conceitos importantes: Dinheiro, Sucesso e Felicidade.


DINHEIRO


Dinheiro não é a resposta pra maioria das coisas. Segundo Gustavo Cerbasi, "o dinheiro é u