top of page

Coaching de Verdade

Atualizado: 17 de jan. de 2019

O que é Coaching? Qual sua melhor utilização? Que demandas existem para Coaching? Que método tem provado ser eficaz?


Coaching é um processo dialógico de desenvolvimento humano pautado na elevação do nível de consciência, clareza de objetivos, aprendizagem transformacional, percepção de possibilidades antes inexistentes, potencialização de recursos, aumento de performance, orientados para resultados extraordinários em um menor espaço de tempo.

Quando defino Coaching como um processo dialógico, refiro- me a uma conversa altamante produtiva, provocativa e estimulante, entre dois personagens, o Coach , que é o profissional certificado ,que conduz o processo por meio de ferramentas, técnicas e perguntas poderosas ,ou questionamento instigante, e o Coachee que é o cliente, conduzido no processo para encontrar suas próprias respostas , soluções, direção, e clareza , e com isso sentir se altamente fortalecido para se movimentar rumo ao atingimento de seu destino. Essas conversas ou reuniões ocorrem em um período de 3 a 6 meses , semanais ou quinzenais, com tarefas ao final de todas elas, a ser realizadas no intervalo entre as reuniões.

O processo de Coaching metaforicamente falando, funciona como uma viagem de carro, onde a primeira coisa que o cliente é conduzido a fazer ,é assumir o volante, ou exercer o controle sobre sua própria vida. Ele não é passageiro, co-piloto ou carona. É a sua vida, e nela ele é motorista ou piloto. Chamamos isso de auto responsabilidade, ou seja, nada mais de TCR - transferência de culpa e responsabilidade. Como motorista, ele tem vários recursos à sua disposição, e um deles é o retrovisor. O retrovisor é importante? Sem dúvida! Mas, o que vai acontecer se ele fizer uma viagem de 200 km olhando o tempo todo pra o retrovisor? Isso mesmo, ele vai colidir e não vai chegar. Isso significa que Coaching não é terapia. Não viaja olhando para o passado, e nas poucas vezes que o faz, apenas é pra ressignificacão e aprendizado. Por outro lado, ele tem o parabrisa , também de vidro, mas muito maior que o retrovisor, que permite ver o que vem à frente, dá foco no futuro e ainda permite mentalmente ver além do horizonte. Aí está o que chamamos de clareza de objetivos, focado no presente e futuro. Faz sentido que direção é mais importante que velocidade? O objetivo aqui é dar ao cliente DIRECIONAMENTO!

Outrossim, parece que a viagem de alguns clientes está sendo feita à noite, pois está muito escuro e em alguns casos ainda chove torrencialmente. Assim, eles não conseguem enxergar o caminho. Nesse caso, tem que acender os faróis,luz baixa , e à medida que já está na estrada ,luz alta pra enxergar sob novas perspectivas. Ah, e em alguns casos, ligar o limpador de para- brisa. A isso chamamos de elevação do nível de consciência, ou dar ao coachee uma percepção ampliada para que ele enxergue o que realmente está acontencendo no seu momento agora, minimizando seus possíveis pontos cegos. O objetivo é dar a ele CLAREZA!

Entretanto, mesmo que assuma o volante, olhe pra o parabrisa, que ligue os faróis ou o limpador de para- brisa, ele não fará a sua longa viagem se não passar no posto de combustível para abastecer. Isso significa que no processo de Coaching, terá um espaço singular pra que o cliente possa reconhecer seus talentos forças, dons, recursos, identidade real, propósito de vida, valores e motivos, para que desenvolva uma sensação de poder e competência pessoal. O objetivo aqui é dar ele ENERGIA, para que ele se mova em direção a seus objetivos.

Então, até aqui foi apresentado um processo, o Coaching, e dentro dele uma técnica, a CDE - Clareza, Direcionamento e Energia.

Quais as demandas mais comuns para um processo de Coaching? Por que se tornou tão requisitado?

Profissionais que querem alta performance, desenvolvimento de competências, maior produtividade, ascenção profissional, evitar riscos de descarrilamento de carreira, mudança organizacional, transição de carreira, gestão de tempo, energia e dinheiro, e equilíbrio entre vida pessoal e profissional .

Para atender a essas demandas recorrentes, desenvolvemos o Método BRAS, a saber:

Business Coaching - O que fazer? Foco em negócios, empreendedorismo, cliente, sua fonte de renda, sua atividade profissional.

Para ser sustentável tem que ter resultados! Como fazer 10 anos em apenas 01? Alta PERFORMANCE!

Relationship Coaching - Com quem fazer ? Foco em relacionamentos saudáveis e sust