WeekTips Brascoaching – 10 Dicas para se tornar um vendedor de sucesso | Brascoaching

WeekTips Brascoaching – 10 Dicas para se tornar um vendedor de sucesso

90-day-business-goals
Foco: Qual Sua Real Importância Para O Sucesso?
25 de Abril de 2018
Businessman placing money into his pocket.
Dinheiro gera dinheiro
2 de Maio de 2018

WeekTips Brascoaching – 10 Dicas para se tornar um vendedor de sucesso

vendedor-1-750x400

Vender por si só não é algo fácil, ou simples. A venda exige conhecimento do cliente, do problema do cliente, do seu produto, da concorrência, do processo de compra do cliente, e de outros fatores não relacionados à venda que podem fazer com que o seu cliente desista de comprar de você.

Mas, alguns vendedores acabam conseguindo um resultado melhor do que outros. Acabam se motivando com as dificuldades nas vendas e com os obstáculos do caminho.

Assim, seguem alguns passos para se tornar um expert em vendas difíceis, superar obstáculos e aprender com a sua rotina.

#1. O Não é o Seu Maior Aliado!

Ao contrário do que muitos pensam, um vendedor expert em vendas difíceis nunca estará pronto.

Porque todos os dias surgem novos concorrentes, novos produtos, novos desafios, novos processos de vendas e novas dúvidas sobre o que fazemos. Sendo assim, é preciso vencer os desafios de ser um expert no seu mercado diariamente, entender as necessidades dos clientes, comunicar-se bem, saber ouvir e descobrir o que os clientes realmente querem de você.

É diariamente que se constrói grandes carreiras de vendedores e experts em vendas difíceis. Um vendedor assim não surge da noite para o dia e sempre está ciente de que é preciso aprender a todo momento coisas novas para criar o seu diferencial. Um expert em vendas difíceis não é um guru de vendas, mas sim um profissional que se lança em uma jornada de aperfeiçoamento pessoal e profissional contínua.

#2. Aprenda a Se Comunicar com Alta Performance

Vender é comunicar-se. Exímios vendedores se comunicam como ninguém e, principalmente sabem ouvir mais do que qualquer outra pessoa.

É justamente o fato de saberem se expressar e ouvir, que os vendedores conseguem entender aquilo que não é dito com clareza e superar obstáculos.

Ao saber ouvir, o vendedor aprende a interpretar os sinais de fechamento de clientes, entender quais são as verdadeiras objeções ao fechamento e principalmente, saber se o prospect tem potencial para se transformar em cliente.

Além disso, somente se comunicando bem é que o vendedor conseguirá controlar o emocional e convertes objeções ou, deixar claro aos seus clientes que ele não pode ajuda-los.

Uma boa articulação e expressão de maneira clara e objetiva, são os primeiros passos para se conseguir identificar e contornar as dificuldades de vendas. Além de serem também os primeiros atributos necessários para todos que queiram se aperfeiçoar em vendas.

#3. Construa Maior Segurança Pessoal

Acredite: se você não confiar que está pronto para superar os desafios de vendas, nunca conseguirá vencer sequer uma objeção de clientes.

Se você sempre ficar se questionando se está pronto para enfrentar o mercado, cliente, concorrência e adversidades, você nunca estará.

Lembre-se que você nunca estará perfeito para vender, nem 100% pronto. Você precisa estar confiante em sua capacidade de vender, de aprender diariamente sobre a sua profissão, sobre seu produto e sobre a sua empresa e, contornar os obstáculos um-a-um.

Não existe uma receita mágica para ganhar clientes, muito menos uma pergunta mágica que você deva fazer para ganhar o cliente.

O que você precisa estar ciente é apenas que, se não confiar em si mesmo como vendedor, será um profissional inseguro e ninguém quer fazer negócios com um profissional inseguro.

#4. Saiba a Hora de Sair da Jogada

Esse é um grande mérito do vendedor: não insistir em uma negociação que não vai acontecer.

Uma coisa é ser persistente na hora de conquistar clientes, buscar novos leads e negociar. Outra coisa é ser insistente depois que o cliente já deixou claro que não tem nenhum interesse no que você faz.

Aí, ser insistente já começa a ser sinônimo de ser inconveniente e isso acaba manchando a sua reputação, além de tirar a sua credibilidade.

Bons vendedores sabem a hora de parar de tentar vender para não serem inconvenientes. Por isso, trabalhe junto ao cliente no processo de vendas, mas saiba a hora de parar e de reconhecer que o cliente não tem interesse no que você faz.

#5. Vender é se relacionar

Não existe vendedor que não goste de pessoas. Pelo menos nenhum bom vendedor.

Vendedores experts em vendas difíceis precisam entender de pessoas e principalmente, gostarem de se relacionar com as pessoas.

É justamente a paixão por ajudar as pessoas a superarem seus desafios que vai fazer com que o vendedor esteja focado nas necessidades dos clientes e, que mostre ao cliente que estamos comprometidos com as suas necessidades.

Um vendedor que não gosta de pessoas, não vai ter jogo de cintura para explicar várias vezes a mesma coisa para pessoas diferentes, não vai ter paciência para ajudar o cliente a se decidir e não vai conseguir vender.

Um vendedor expert em vendas difíceis sabe que o relacionamento é o ponto chave de suas vendas.

#6. O Conhecimento é seu amuleto

Não basta apenas fazer cursos e treinamentos. Um vendedor expert precisa ser apaixonado por qualquer tipo de conhecimento: seja um livro, um conselho de um amigo vendedor, ou de uma pessoa mais velha.

Um bom vendedor aprende com cursos, palestras e eventos. Um vendedor expert em vendas difíceis aprende com pessoas, com sua rotina (como já dissemos) e, principalmente com seus erros.

Ter uma cabeça aberta para o aprendizado é a chave para ser um expert em vendas difíceis, saber encontrar oportunidades e principalmente ajudar os clientes a comprarem.

#7. Seja um vendedor responsável

Ninguém chega a lugar algum sem assumir alguns riscos e, principalmente, responsabilidades pelos seus atos.

Não tenha medo de assumir os riscos e responsabilidades para ajudar os clientes a comprarem de você. Sem isso, você pode até conseguir vender alguma coisa, mas nunca será um expert em vendas difíceis.

Assuma a responsabilidade pelo sucesso do cliente e milite na causa de ajudar seus clientes a comprarem de você.

#8. Venda em Estado de Flow

Nenhum cliente vai comprar de você se não conseguir criar uma conexão com ele. Todo vendedor que se prese precisa entender que, se o cliente não enxergar que o vendedor realmente quer ajudá-lo, não estará seguro para fazer negócios com ele.

E não estamos falando aqui sobre puxar a sardinha para o lado do cliente, mas sim criar uma postura que faça com que o cliente confie no seu potencial de ajudá-lo a vencer barreiras e desafios.

Faça das necessidades de seu cliente sua maior prioridade e honre a confiança que as pessoas depositarem em você.

Sem essa conexão com as pessoas durante o processo de vendas, os clientes estarão agindo por conta própria por todo o processo de vendas e você, infelizmente, não terá muita influência sobre eles.

#9. Conheça a Alma do seu Cliente

Muitas vezes os clientes não querem apenas o que eles dizem. Muitas vezes, as pessoas nutrem uma expectativa maior sobre seu produto e empresa.

Por isso, foque em realmente descobrir o que as pessoas querem e esperam ao comprar o seu produto. Elas não querem apenas aquilo que dizem.

Por trás, as pessoas nutrem uma expectativa por aquilo que você faz e se você não descobrir isso, será muito difícil concluir qualquer venda para um cliente. É preciso descobrir os gatilhos emocionais dos clientes e suprir essas expectativas no momento do fechamento.

#10. Seja um expert em seu mercado

Um vendedor só consegue ser um expert em vendas difíceis se for um expert no mercado em que atua.

As pessoas querem fazer negócios com outras pessoas que conheçam profundamente não apenas o que fazem, mas o mercado entorno do que fazem. E, justamente por isso, os melhores vendedores não são apenas bons vendedores, mas sim grandes especialistas no mercado.

Se tornar um grande especialista no seu mercado é uma ótima maneira de superar obstáculos e dificuldades durante do processo de vendas e uma maneira natural de contornar as dificuldades de uma venda.

#11 DICA BÔNUS: SEJA UM BUSINESS PARTNER DA BRASCOACHING

Todo coach formado pela Brascoaching tem a oportunidade de se tornar um parceiro comercial e ser um representante dos nossos treinamentos, além de uma série de benefícios, como bônus de desconto em nossos produtos e acesso a um completo curso de vendas para potencializar seus resultados.

Você tem um perfil empreendedor? Possui um excelente relacionamento interpessoal e networking? Você tem habilidades de gestão, comunicação e vendas? Já fez a Formação Completa em Coaching?

Se você tem todas as características citadas acima e quer participar do programa de Top Affliate e ser um Business Partner Brascoaching? Entre em contato conosco agora:

 

Os comentários estão fechados.