Foco: Qual Sua Real Importância Para O Sucesso? | Brascoaching
nana nana
Mas afinal, o que é empoderamento feminino?
8 de Março de 2018
vendedor-1-750x400
WeekTips Brascoaching – 10 Dicas para se tornar um vendedor de sucesso
25 de Abril de 2018

Foco: Qual Sua Real Importância Para O Sucesso?

90-day-business-goals

90-day-business-goals

Alguma vez você já começou um projeto com todo o gás e daqui a pouco foi parando e, por fim, nem lembrava mais do que tinha começado? Isto acontece porque, embora a pessoa tenha iniciativa para começar uma atividade e/ou projeto, ela sofre de algo que as Escrituras Sagradas chama de “ânimo dobre” (Tiago 1.5-8), que significa uma pessoa que não é firme, que esmorece e que é inconstante em suas decisões. E sabe o qual o problema em ser assim? Este é um dos principais motivos do insucesso!!

A pessoa inconstante não consegue concluir as coisas, nem ter motivação para conquistar o que deseja, pois ela troca de meta e se perde no caminho.

O que fazer, então, contra esse sentimento tão maléfico? Hoje irei falar de um dos principais antídotos contra esta situação, e que é essencial para alcançarmos, efetivamente, o sucesso: chama-se foco!

Mas, afinal, o que é ter foco?

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente” –  Steve Jobs

Começo com esta frase do Jobs pois ela desconstrói o senso comum sobre foco. A maioria acredita que foco é simplesmente pensar unicamente em uma única coisa, o que é algo impossível, pois todos os humanos lidam com múltiplas coisas ao mesmo tempo. A gente lida com emoções pessoais, com trabalho, com família, com relacionamentos diversos – de amigos a relacionamentos amorosos -, e tudo nos exige uma certa parcela de atenção, e foco. O segredo, então, está em saber dizer não, selecionando o que realmente for prioritário, e organizando o tempo para que as tarefas não aconteçam de forma atropelada, sugando nossa energia e criatividade, também essenciais para termos sucesso.

A gente sabe que o mundo está cheio de distrações, e a gente parece viver em “piloto automático”, sem prestar a devida atenção as coisas que realmente são importantes em nossas vidas, enquanto perdemos tempo com um monte de afazeres desnecessários. O excesso de informações no nosso dia a dia nos leva a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) (click aqui e saiba mais!!), que afeta nossa qualidade de vida, como um todo. Isto porque a mente ocupada demais torna-se presa fácil para a ansiedade, causando estresse, impaciência, irritabilidade, dores de cabeça, problemas estomacais, entre outros.

Sem usar a inteligência emocional devidamente, a pessoa não consegue discernir bem as coisas, e executa as ações de forma automática, sem definir o que é realmente prioridade, ou não. Ou seja, a pessoa não consegue ter foco em nada, e a produtividade fica totalmente afetada.

É o caso de pessoas que vivem cheias de tarefas, trabalham exaustivamente, mas não conseguem sair do lugar. Vivem patinando na vida e bem distante do sucesso almejado. Bastante atarefadas e no “corre corre”, mas sem resultados efetivos, pois se perdem em relação as metas e as prioridades.

Existem também aquelas que adotam o estilo “deixa a vida me levar, vida leva eu”, que apenas vão tocando a vida, sem muitas expectativas, sem muitas cobranças, e com resultados equivalentes. E, quem sabe um dia, cheguem a algum lugar. Para quem não sabe onde chegar, qualquer lugar serve. O mesmo vale para os resultados, certo?

Bem, se você quer ter sucesso, então é preciso dá um basta e saber o que você quer de sua vida e estabelecer prioridades. Também é preciso saber dizer não as demais coisas que sempre vão chegando (além das distrações!), ou você correrá o risco de querer acertar em todos os alvos, e não acertar nenhum.  E isto vale em todas as áreas de sua vida!

Desmistificando e Vencendo as distrações

Existem dois tipos de distração e é importante discernir entre elas.

Distração sensorial

Distração sensorial é aquela que acontece ao nosso redor ao longo de todo o dia. Pode ser a conversa de algumas pessoas que estão por perto, algum barulho que incomoda, música tocando, a televisão ligada, notificações no celular ou ligações.

Esse tipo de distração é mais fácil de ser controlada. Se você estiver focado na atividade que está realizando e bloquear sua mente para o mundo externo, pode ser que não seja afetado por esses desvios na sua atenção.

Com a prática, você aprende a bloquear sua mente. É preciso querer! E eu te garanto que o esforço vale à pena!

Distração sentimental

Esse é um tipo de distração mais difícil de combater, pois envolve sentimento e temas que são delicados.

Um exemplo pode ser o término de um relacionamento ou algum parente doente, como filho ou parceiro.

Nesses casos, a sua mente fica voltando nesse assunto porque ocupa um espaço importante e se torna bastante difícil manter o foco em alguma atividade enquanto a situação não é resolvida.

Difícil, mas não impossível!Estratégias para manter o focoAqui entra algo que também é super necessário para manter-se focado: a disciplina! Não basta apenas querer, é preciso fazer!! Como bem diz o Coach Paulo Vieira, “o poder está na ação. Tem poder quem age!”.

E, para agir, é preciso disciplina. Comprometimento com você mesmo, com a sua vida, com suas metas, com seus sonhos, e com seus resultados.

Para te ajudar nesta missão, vou te deixar três dicas para você começar a exercer a disciplina para manter-se focado e ser bem sucedido.

1ª Dica – Defina o que quer alcançar

foco-empresarial

Quando a gente entra em um táxi é preciso dizer para onde estamos indo, ou o taxista vai ficar rodando e não chegaremos a lugar algum. Hoje, quando pedimos um Uber, a gente tem que dizer onde estamos e para onde estamos indo.

Com suas metas, também será assim a partir de gora. Você vai avaliar onde está, de forma bem franca, com todas as dificuldades existentes no momento, e vai definir onde quer chegar.

Como temos múltiplas necessidades, você vai escolher uma área de sua vida onde seja mais importante você manter o foco no momento. A área prioritária para você começar a exercitar o foco, certo?

A escolha é sua! Trabalho? Vida pessoal? Dieta? Relacionamento? Independência financeira? É a sua prioridade, sua escolha e sua responsabilidade. Avalie bem e defina.

E defina com detalhes. Se é independência financeira, por exemplo, que valor você quer alcançar? Este valor é mensal, semestral, anual? Qual a sua renda atual? Em quanto tempo pretende alcançar seu objetivo? Faça um planejamento de ações para alcançar sua meta desejada. Falarei sobre isto com mais detalhes numa próxima postagem para te ajudar, pois a área financeira envolve muitas crenças limitantes que também travam muito o processo de crescimento.

Se é dieta, veja qual seu peso atual, e qual o peso desejado. Mas lembre-se de também observar o seu biótipo e de planejar o peso ideal para você respeitando sua saúde, e não por modismo ou por querer ser igual a quem quer que seja. Ame-se!! Isto envolve respeitar a si mesmo. Procure ser sempre a melhor versão de si mesmo, e não uma cópia de outras pessoas. Ok?

2ª dica – Encontre o motivo pelo qual quer chegar

porque

Saber o motivo pelo qual você quer chegar a determinada meta é fundamental pois será isto que te ajudará a seguir em frente nos momentos de dificuldade. Sim, porque eles existem!

Ter sucesso exige foco, que exige determinação e disciplina para manter-se no foco!

Isto te fará refletir sobre os SEUS motivos para alcançar a meta definida. Se os movos não forem seus, ou se não estiverem claros para você, como manter-se firme diante das atribulações que precisará enfrentar? Você não terá sustentação interna, e uma construção segura e resistente depende de uma boa base.

Os seus motivos são a sua base, e precisam estar bem claros e definidos. Ou você continuará desistindo e largando as coisas pela metade. E agora você já sabe que se continuar agindo assim, não chegará a lugar algum!

3ª dica: Tenha Organização

organi

Anote sua meta, seu plano de ação, as tarefas prioritárias, e acompanhe seu progresso. Sem isto você não saberá se está realmente cumprindo as etapas necessárias, ou apenas fingindo que está agindo.

E se você quer uma vida bem sucedida de verdade, também aja com verdade!

Comprometa-se, e cumpra! E a melhor forma de acompanhar se você está cumprindo ou procrastinando é anotando as coisas, conferindo as etapas e fazendo os ajustes necessários durante o percurso.

MÃOS À OBRA: sucesso é questão de decisão, e ação!

Bem, estas são minhas dicas para você largar o ânimo dobre, ter foco e viver a vida que você deseja. Se você acha que merece viver a vida que sonha, então, mãos à obra!!

Caso não, basta achar tudo isso muito trabalhoso, impossível ou qualquer outra desculpa que acalente suas desistências. Só lembre-se que os resultados são seus, e eles serão proporcionais ao suas decisões HOJE, AGORA! O momento presente é o que você tem para pensar, refletir, decidir e agir!

Uma jornada começa com um primeiro passo. E só termina se você continuar caminhando até onde definiu chegar. Mas sem saber aonde ir, será apenas uma caminhada qualquer, sem propósito. O mesmo vale para sua vida.

Te desejo uma jornada de excelência!


Autora: Márcia Cruz


  • Jornalista e Coach, amanta da literatura, da escritura e da arte do Bem Viver.


Os comentários estão fechados.