IMG_7964
Bras Talks Management – Edição Wonderful Women
22 de Janeiro de 2018
HeadhunterCartoon
No ponto ou mal passado? Você viu seu gerente hoje?
19 de Fevereiro de 2018

Coaching na novela da Globo

adriana-2-horz

Olá como vai tudo bem?

Muito embora eu não assista novelas, muitos amigos, conhecidos e alunos têm me mandado vídeos ou links sobre uma personagem de uma novela Global ‘O Outro Lado do Paraíso’, que é advogada e Coach, e tem usado técnicas e ferramentas de Coaching em seu trabalho.

Isso levou a vários questionamentos a mim e à Brascoaching sobre o que é e o que não é  Coaching, sua aplicabilidade e impacto na vida das pessoas e organizações.

Assim, escrevo lhes para dar alguns esclarecimentos:

O QUE É COACHING?

É um processo de desenvolvimento humano, pautado na elevação do nível de consciência, clareza de metas e objetivos,
aumento da percepção de recursos, levando a alta performance e gerando  resultados extraordinários em um menor espaço de tempo.

Segundo a ICF ( International Coach Federation), maior associação de Coaches do mundo, da qual sou membro fundador e Conselheiro no Capítulo Regional Bahia, Coaching é uma parceria entre profissional (coach) e cliente (coachee), em um processo criativo e instigante que inspira o cliente a maximizar seu potencial pessoal e profissional.Segundo Timothy Gallwey, precursor do Coaching, autor da série de livros Best-seller The Inner Game, o Coaching baseia se na fórmula P = p – i, ou seja Performance ou alto desempenho é igual a percepção e uso do potencial ou capacidade de realização, diminuindo-se as interferências, como medo, dúvidas, lapsos em foco, e crenças limitantes e sabotadoras.

Ademais, a metodologia usada é facilitar o aprender a aprender, ao invés do ensinar, usando a maiêutica socrática, que é o questionamento instigante, perguntas para dar à luz,  estimulando o cliente a pensar acuradamente sobre suas questões e raciocinar sobre o melhor modo de resolver seus problemas, concebendo e produzindo soluções.

Isso posto, concluímos que Coaching é performático, desafiador, provocativo , onde um profissional qualificado, o Coach, conduzirá o processo, ajudando seu cliente, o Coachee, a resolver uma demanda específica, tal qual, desenvolvimento de competências, administração e potencialização de recursos, ascensão profissional, transição de carreiras, dentre outras, saindo de um estado atual rumo a um estado desejado.

O QUE NÃO É COACHING?

Terapia – Essa cuida de pacientes e é focada em traumas ou problemas do passado não resolvidos.  O Coaching não atende a pacientes e sim clientes. É focado no presente e futuro, com viés performático e não terapêutico. Na prática, isso significa que, se encontramos alguém para atendimento e percebemos que ele é disfuncional mental ou emocionalmente, é de nossa responsabilidade ética, suspendermos o processo de Coaching até  que ele resolva seu problema de saúde com um psicólogo ou psiquiatra. Como podemos colocar uma pessoa que está vulnerável e fragilizada para ser desafiada em um processo de Coaching?

 

Isso é muito sério!
A não ser que sejamos Coaches, com formação em psicologia ou psiquiatria, não continuamos.  E mesmo que tenhamos essas especialidades, não é Coaching que faremos com esse paciente.Para ficar mais didático, pense na seguinte metáfora.Pense no Coaching como  uma grande viagem de carro.  A viagem de sua vida. A primeira coisa que faremos como coaches, é definir sua posição qual coachee. Você será carona, passageiro, co piloto ou motorista? A resposta é óbvia. Você vai assumir o volante de sua vida. Uma pessoa disfuncional terá dificuldade para assumir essa posição. Deve viajar olhando para o retrovisor ou para-brisa? A resposta também é óbvia. Se tentar viajar olhando o tempo todo pelo retrovisor, vai colidir e não vai chegar.No Coaching, você olha pra frente, dá foco no futuro e ainda pode ver mentalmente, além do horizonte, seu destino  e futuro.  Mas , parece que alguns coachees viajam à noite. É esse o seu caso? Então, tem que ligar os faróis, talvez até com luz alta, pra enxergar melhor. Parece que está chovendo torrencialmente na viagem de sua vida?  Ligue o limpador de para-brisa para aumentar sua percepção do caminho. O Coaching tem ferramentas que possibilitam elevar o nível de consciência para isso.

Ah! Quase ia me esquecendo!  Você pode assumir o volante de sua vida. Pode ligar faróis e limpador para enxergar nitidamente o caminho. Mas, não fará a viagem a menos que esteja com o tanque cheio de combustível.  O processo de Coaching pode te dar o combustível e energia necessários para se mover em torno da execução do que precisa ser feito para atingir seus objetivos. Isso pode vir na forma de desenvolvimento da autoconfiança, uma sensação de poder ou competência pessoal. E, você,  viaja sempre na reserva? O que pode acontecer no meio da estrada?

Sendo assim, pergunto: Qual é a sua demanda? Você acha que precisa de Coaching ou de Terapia?

Sendo Coaching sua resposta, coloco me à sua disposição para viajarmos juntos olhando para o para-brisa e não para o retrovisor de sua vida, buscando enxergar além do horizonte.

Coaching para uma vida plena e significativa.
Sucesso absoluto pra você!

AUTOR: MOISÉS RIBEIRO


  • Master Coach Trainer, idealizador do Método Bras, membro fundador e conselheiro da ICF Capítulo Bahia ( Internacional Coaching Federation) e CEO da Brascoaching


Os comentários estão fechados.